domingo, 6 de fevereiro de 2011

Atordoamentos

Um dia, numa discussão sobre a minha falta de sensibilidade que as vezes surgia, me citaram uma frase, que todos já devem algum dia ter ouvido, do livro O Pequeno Príncipe, que diz: "Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa". Apesar de estar no meio de uma "briga", na época eu achei lindo alguém dizer aquilo pra mim, afinal a noção de que eu pudesse cativar alguém era muito nova e excitante pra minha cabeça.

Mas com o tempo o trecho sobre cativar foi perdendo força dentro de mim, dando lugar cada vez maior pra parte sobre responsabilidade. O resultado? Acabei colocando em mim uma pressão enorme cada vez que eu criava um vínculo com alguém e onde essa pessoa acabasse desenvolvendo um sentimento por mim.

Não sei se a Raposa da história do Pequeno Príncipe está certa ou não. Mas se estiver eu com certeza não havia conseguido entender o sentido do seu ensinamento. Hoje tento pensar diferente. É claro que as relações, sejam de amizade ou de algo a mais, possuem "regras" e até deveres, mas elas não devem partir da cobrança, da culpa, e sim virem naturalmente como resultado de um carinho mútuo.

Não devemos exigir declarações de amor e, e nem dá-las se sentirmos que isso não seria realmente verdadeiro, por que isso mais cedo ou mais tarde vai corrompendo a relação, trazendo mágoa e tristeza. As coisas na vida acontecem de uma forma bem mais gostosa se ouvirmos a nós mesmos e deixarmos que tudo se encaminhe ao seu tempo. Claro que isso não deve ser entendido como uma defesa à preguiça, ao jogar as pernas pro ar e esperar que tudo caia do céu, por que não cai.

Mas estou escrevendo esse texto pra pedir desculpas. Nos últimos meses tantas coisas boas e ruins aconteceram na minha vida, tantas mudanças que já fizeram meu mundo virar de cabeça pra baixo e do avesso, que eu ando me sentindo meio atordoado com tudo, com pouco tempo pra respirar (e talvez seja isso que eu inconscientemente procure, ocupação para não precisar pensar). Mas por causa de tudo isso meus sentimentos andam meio dormentes e anda meio difícil de retribuir todo o carinho e amor que eu recebi das pessoas à minha volta. E apesar do que escrevi ali em cima, ainda sinto uma certa sensação de "dever" com todos.

Depois de tudo que recebi eu sei do carinho enorme que tenho por vocês, e me dói ver que esses sentimentos, agora, não estão conseguindo aflorar. Então eu peço paciência e perdão pelos momentos em que posso parecer indiferente, frio e triste, mesmo quando vocês estão empolgados e felizes por mim ou por qualquer outro motivo.

Desculpa se eu choro quando o que vocês mais querem é me ver sorrir. Mas saibam que estou melhorando em primeiro lugar por mim e logo depois por vocês. E se existe um sentimento que está muito forte aqui dentro é o de gratidão. Eu nunca vou esquecer das pessoas que me ajudaram em todos os momentos da minha vida. E eu prometo retribuir todo esse amor em dobro no primeiro segundo em que me sentir apto a fazer isso.