terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Viagens

Sempre amei viajar. Pra mim, que sou de uma cidade minúscula, ter a oportunidade de conhecer um local diferente, com ouras pessoas e outras culturas sempre foi uma ideia que me trazia uma empolgação gigante. Mas como muitas coisas são na minha vida, a teoria é muito diferente da prática.

As últimas viagens que fiz há alguns anos atrás fazem, com certeza, parte dos melhores momentos da minha vida. Mas também eram um poço enorme de ansiedades. Estava com tanto medo de ficar ansioso e não aproveitar que por isso mesmo ficava ansioso e não aproveitava. É, eu sei, doido.

Minha vontade de viajar era tanta que eu já chegava no meu destino pensando em como iria sofrer para voltar. Sofria por antecipação. E o pior é que isso não causava mal só para mim, mas para quem estava a minha volta. Noites de sono curtas, despertares trêmulos e praticamente nenhum apetite. O medo e a certeza de que aquilo tudo que eu tinha ali iria acabar fazia meu corpo parar de funcionar.

A hora de realmente ir embora, então, era o ápice. Chegar em casa e olhar para o nada era desesperador. Ainda mais por que batia aquele arrependimento. Droga, eu de novo não consegui aproveitar da forma como deveria.

Talvez por isso que fiquei um bom tempo sem viajar. 3 anos sem aeroportos, hotéis, e rodadas de táxi por uma cidade desconhecida.

Mas uma hora aquele comichão, aquela vontade de levantar da cadeira e aquele desejo de sair desse lugar onde tudo me lembra o que eu luto pra não pensar apareceu. E eu fui.

Alguns podem dizer que foi apenas um fim de semana, nada de mais. Mas pra mim foi uma vitória sem precedentes. Pela primeira vez desde que era criança consegui aproveitar uma viagem. Saí, me diverti, ri, abracei e recebi muito carinho e apoio de pessoas que gostam de mim e me amam, além de pessoas que mal me conheciam mas já me receberam de braços abertos. Dormi pouco, sim, admito. Mas meus despertares não foram trêmulos, e sim dispostos a começar o dia. E a volta, que sempre foi o pico do medo pra mim, foi tranquilo e trouxe com ela aquela sensação de orgulho, de dever cumprido.

Você pode estar se perguntando "Por que você conseguiu o que antes era tão difícil?". Dou duas das principais razões. Hoje, eu tenho motivos para estar feliz em voltar, não olho para o nada. Tenho planos e, principalmente, amigos aqui também. Não volto me sentindo sozinho, e sim acolhido como se tivesse indo para uma outra viagem.

A outra razão sou eu mesmo, lutando e trabalhando muito pra mudar e me livrar dessa ansiedade que chega a ser uma maldição. E apesar desse sentimento de conquista ser bittersweet, (afinal a indagação, por que mesmo que eu não pude fazer isso antes?) estou orgulhoso de mim mesmo. E sim, aos poucos eu vou vencendo tudo o que me faz mal para voar e conquistar o mundo.

How about me enjoying a moment for once?

Thank u.

Um comentário:

  1. olha, que orgulho! u see, we've fixed ya! sempre que voltar aqui nós estaremos de braços abertos, prontos pra receber essa pessoa íncrível da cidade pequena, mas que tem o coração do tamanho do mundo! and in the meantime, live like there's no tomorrow!

    ResponderExcluir